BREVE HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA...

O nome do Colégio vem do Dr. Pedro Amazonas de Souza Pedroso e foi criado pelo decreto nº 4683 de 05 de Fevereiro de 1965. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Profª Anésia. O Colégio inicialmente pertencia a antiga FEP agora UEPA. O médico que deu nome ao colégio era paraense nascido de família humilde, ficando órfão ainda criança. O Dr. Pedroso foi médico honrado, serviu no exército, foi professor do Instituto Lauro Sodré e Diretor do Colégio Paes de Carvalho. O Dr. Pedroso também exerceu a função de gestor em uma policlínica na cidade de Belém. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 4500 alunos, funcionando em 3 turnos, temos em torno de 150 professores, 30 funcionários, 6 técnicos mais pessoal de apoio.
Nossa escola tem tradição e está entre as melhores da rede pública estadual quando se trata de aprovações nos vestibulares da capital.
A escola conta com 33 Salas de Aula, Cantina, Biblioteca, Sala de Informática, Laboratório Multidiciplinar, Auditório, Anfiteatro, 2 Quadras Esportivas e Vestiário, Estacionamento, Reprogafia além de toda a gente interessante que faz parte do Pedroso.
Venha conhecer!
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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto 10^100

Projeto 10^100
Por que este projeto?
Nunca tantas pessoas tiveram tantas informações, tantas ferramentas disponíveis e tantas maneiras de dar vida a suas ótimas idéias. Mas, ao mesmo tempo, existem tantas pessoas com os mais diversificados estilos de vida que poderiam fazer uso de ajuda, em pequenas ou grandes coisas.

Em meio a este cenário, novos estudos reforçam a simples noção de que, além de um certo nível básico de riqueza material, o único fator que contribui para o aumento da felicidade individual ao longo do tempo é oferecer ajuda a outras pessoas.Ou seja, a ajuda atende a todos os envolvidos, tanto quem ajuda como quem é ajudado.
Então nos perguntamos: o que poderia ajudar? E ajudar o maior número de pessoas possível?

No Google, não acreditamos que nós tenhamos as respostas. Para nós, as respostas estão pelo mundo. Talvez em um laboratório, em uma empresa ou em uma universidade. Talvez não.
Quem sabe a resposta que pode ajudar alguém está na sua cabeça, em algo que você observou, em algum devaneio de sua mente, em alguma pequena relação que você notou ou em algo muito antigo que você viu de uma nova perspectiva.

Escolhemos 16 ideias principais entre as 154.000 enviadas. O período de votação do público foi encerrado.

Temos o prazer de anunciar os vencedores do Projeto 10100 do Google.
Milhares de pessoas de mais de 170 países enviaram mais de 150.000 ideias. Desse grupo, selecionamos 16 ideias para o público votar.

As cinco ideias a seguir receberam mais votos e são as vencedoras do Projeto 10100. Durante os últimos 12 meses, analisamos propostas concretas para implementar essas ideias. Temos o prazer de doar um total de US$ 10 milhões para cinco inspiradoras organizações buscarem soluções para cada um desses desafios globais:

Todas as ideias são muito amplas, ambiciosas e uma missão de muitos anos. Estamos animados com o potencial dos projetos propostos por essas organizações inovadoras. Esperamos que você acompanhe os progressos nos sites das organizações.
Agradecemos a todos que apoiaram o Projeto 10100 enviando ideias ou votando nelas. A sua participação contribuiu para concretizar essas ideias.

Projetos VENCEDORES!
Ideia: disponibilizar materiais educativos gratuitamente na internet.
Projeto financiado: a Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos que oferece educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar, por meio de uma biblioteca on-line com mais de 1.600 vídeos educativos. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para apoiar a criação de mais cursos e possibilitar que a Khan Academy traduza sua biblioteca principal para os idiomas mais falados do mundo.

Ideia: desenvolver o ensino de ciências e engenharia.
Projeto financiado: a FIRST é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação em ciências e matemática pelo mundo todo por meio de competições de equipes. Sua missão é incentivar jovens a serem líderes nas áreas de ciência e tecnologia oferecendo a eles a experiência real de trabalharem com engenheiros e cientistas profissionais. Estamos oferecendo US$ 3 milhões para desenvolver novos programas de arrecadação de fundos para equipes de estudantes de robótica e incentivar novos estudantes a participarem da FIRST.

Ideia: por um governo mais transparente.
Projeto financiado: a Public.Resource.Org é uma organização não governamental que visa disponibilizar o acesso on-line à documentos governamentais públicos nos Estados Unidos. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para a Public.Resource.Org para ajudar a disponibilizar materiais jurídicos dos Estados Unidos na internet e torná-los acessíveis a todos.

Ideia: promover a inovação no transporte público.
Projeto financiado: o Shweeb é um conceito de transporte pessoal urbano, para curta a média distância, utilizando veículos movidos pelo esforço humano em um monotrilho. Estamos oferecendo US$ 1 milhão para financiar a pesquisa e o desenvolvimento dos testes da tecnologia do Shweeb em um contexto urbano.

Ideia: oferecer um ensino de qualidade para os estudantes da África.
Projeto financiado: o African Institute for Mathematical Sciences (AIMS) é um centro de educação e pesquisa em matemática e ciências na Cidade do Cabo, África do Sul. O foco principal do AIMS é um programa preparatório de um ano para recém-graduados que ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos antes do Mestrado ou Doutorado. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para financiar a inauguração de novos centros da AIMS para promover o estudo de ciência e matemática de nível superior na África.

Texto:www.google.com.br (Página Principal)/27.09.2010

Projeto 10^100

Nós e os Números...

A 1ª Máquina de Calcular...


"Foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz (1646-1716) o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos, em 1694. Seu invento nunca foi comercializado mas inovava ao apresentar um visor de posição, a multiplicação e a divisão em posição móvel e um sistema de tambores dentados com comprimentos crescentes deslizando cada um sobre seu eixo.

...

"Lembremos, de passagem, que Leibniz foi o inventor do sistema binário de numeração (numeração de base 2 onde se utilizam apenas os algarismos 0 e 1 para escrever todos os números). O que à época pareceu mera curiosidade sem nenhuma aplicação prática foi retomado 200 anos depois pelo lógico-matemático inglês George Boole, tornando-se mais tarde a base de numeração empregada pelos computadores."


"A partir da máquina idealizada por Leibniz, vários aperfeiçoamentos foram feitos por diversos inventores. Não se sentia ainda, porém, a necessidade real de utilização de tais máquinas, que eram ainda encaradas como curiosidades, não havendo realmente mercado para sua construção em larga escala."


Fonte: http://mnemosyne.blog-city.com/primeira_mquina_de_calcular.htm


MPB e MPP

PAUAPIXUNA: Interpretação Lucinha Bastos

Uma cantiga de amor se mechendo
Um tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei que de saudade doendo
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar

Uma leira, uma esteira, uma beira de rio
Um cavalo no pasto, uma égua no cio
Um principio de noite
Um caminho vazio
Uma leira, uma esteira
Uma beira de rio

E no silêncio uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nesta sofrida sofrência de amar

( REFRÃO )

E o vento espalhado na capoeira
A lua na cuia do bamburral
A vaca mugindo lá na porteira
E o macho fungando cá no curral
O tempo tem tempo de tempo ser
O tempo tem tempo de tempo dar
Ao tempo da noite que vai correr
O tempo do dia que vai chegar


Espaço da Ciência

Escorpião Fluorescente...

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.

Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.

O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI194990-17770,00-ESCORPIAO+BRILHA+NO+ESCURO+PARA+DETECTAR+LUAR.html