BREVE HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA...

O nome do Colégio vem do Dr. Pedro Amazonas de Souza Pedroso e foi criado pelo decreto nº 4683 de 05 de Fevereiro de 1965. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Profª Anésia. O Colégio inicialmente pertencia a antiga FEP agora UEPA. O médico que deu nome ao colégio era paraense nascido de família humilde, ficando órfão ainda criança. O Dr. Pedroso foi médico honrado, serviu no exército, foi professor do Instituto Lauro Sodré e Diretor do Colégio Paes de Carvalho. O Dr. Pedroso também exerceu a função de gestor em uma policlínica na cidade de Belém. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 4500 alunos, funcionando em 3 turnos, temos em torno de 150 professores, 30 funcionários, 6 técnicos mais pessoal de apoio.
Nossa escola tem tradição e está entre as melhores da rede pública estadual quando se trata de aprovações nos vestibulares da capital.
A escola conta com 33 Salas de Aula, Cantina, Biblioteca, Sala de Informática, Laboratório Multidiciplinar, Auditório, Anfiteatro, 2 Quadras Esportivas e Vestiário, Estacionamento, Reprogafia além de toda a gente interessante que faz parte do Pedroso.
Venha conhecer!
Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ações da Sala de Informática

 Reiterando...O que já foi explicado aos professores, técnicos e alunos do Pedroso!
       
Se faz necessário,  mais uma vez deixar às claras as ações da sala de Informática! 
 Aos alunos e professores, que frequentam o espaço e ainda tem algumas dúvidas sobre a utilização do ambiente, é preciso saber que a sala funciona para atendê-los "ESPECIFICAMENTE E DE FORMA RESTRITA AOS TRABALHOS E PESQUISAS DE NATUREZA ESCOLAR". talvez por falta de melhor esclarecimento ou mesmo interesse de algumas pessoas, as atividades não sejam de total conhecimento!!! 
      O espaço está aberto e deve ser visitado por alunos e professores com intuito de produção acadêmica e científica, e em momento algum entenda-se como cyber ou lan house pois esta não é a função de um espaço pedagógico/tecnológico na escola...
      No Pedroso, acontecem muitos projetos, que são divulgados nos murais e em reuniões aos professores e alunos, para conhecê-los melhor é necessário que haja interese das partes em conversar com os coordenadores da sala para saber como participar! 
     A Universidade Federal do Pará está presente na escola há mais de um ano desenvolvendo projetos na área de Biologia, Matemática e Língua Portuguesa e tem apoio da sala de informática para estas ações. Estes projetos tem parceria e apoio direto da SEDUC e ocorrem com autorização da Direção, que tem informações e sabe da existência das atividades da UFPA na escola. Cabe portanto, aos alunos e professores aproveitarem a oportunidade de estar mais próximos da Universidade que vem até a escola para desenvolver projetos que os beneficia diretamente e dão maior visibilidade à escola, oportunidade que poucas tem a nível de Pará. 
Eis uma pequena agenda dos projetos que ocorerrm sempre nos finais de tarde na sala de informática! 
  • SEG,QUA E SEX: PROJETO CEM (CLUBE DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA)-SOFTWARES MAXIMA E GEOGEBRA;
  • TER E SEX: MATEMÁTICA E FÍSICA ATRAVÉS DA ÁLGEBRA COMPUTACIONAL- SOFTWARE MAXIMA;
  • TER E QUI: OFICINAS DE REDAÇÃO E LITERATURA. 
Outros projetos da escola como: o PORTAL EDUCAREDE; JORNAL DA ESCOLA DE INICIATIVA DOS ALUNOS; PALESTRAS E MINI-CURSOS OU OFICINAS EM PARCERIA COM O NTE-BELÉM... Estão à disposição de quem queira conhecer e participar. Junte-se a nós, traga suas contribuições, suas idéias suas, propostas, ou deixe seus comentários em nosso blog estamos sempre buscando parcerias para melhorar a qualidade da educação. 
Para saber mais visite-nos...

Texto: Prof. Luciano Melo.  

 

terça-feira, 1 de junho de 2010

Projeto CEM - PIBIC/UFPA

O projeto CEM desenvolvido no Pedroso pela UFPA em parceria com a secretaria de Educação através do convênio PIBIC de iniciação científica que envolve estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática, professores do Pedroso e em especial alunos dos turnos da manhã e e da tarde aos quais o projeto é direcionado.

O objetivo principal é apresentar ferramentas computacionais diferenciadas no ensino de matemática que possam auxiliar na compreensão de conceitos e na resolução de problemas, tendo a tecnologia como aliada. 

O projeto CEM ocorre desde o início de 2009 e vem apresentando bom resultados, os alunos participam ativamente e ao final do curso há certificados emitidos pela universidade Federal do Pará. 

Texto: Prof. Luciano Melo Coord. Sala de Informática-Tarde.

terça-feira, 11 de maio de 2010

JORNAL DO PEDROSO

OS ALUNOS PEDIRAM E VAI SAIR...

Após divulgação em nosso murais e devido a iniciativa dos alunos o Jornal do Pedroso está prestes a ser concretizado! Os alunos estão animados e prontos para começar a escrever sobre o cotidiano da escola e expressar suas opiniões, idéias e traduzir o que se passa por aqui em imagens fotos e palavras em primeiro mão com se diz na linguagem da imprensa!

A Sala de informática mediou a conversa com o NTE e será oferecido aos alunos interessados o Curso de SCRIBUS pra editoração e produção de matérias e reportagens...Estamos apenas aguardando espaço no NTE, pois muitos outros cursos estão sendo realizados!

Fica como indicação, portanto, começar a reunir os interessados e definir funções na equipe jornalística tais como: seções, matérias, artigos, notícias e aguardar para produzir de forma consistente e com requintes de profissionalismo... Afinal, se dispomos de tecnologia vamos usar! Chega de pregar cartazes nas paredes e espalhar folhetos de forma aleatória, o que muita vezes polui e suja visualmete a escola e a cidade. Vamos fazer algo sério e com responsabilidade socio-ambiental.

Tenho certeza de que esta atividade será rica e proveitosa para todos!

Parabéns aos alunos da manhã e da tarde desde já pela iniciativa, e agradecimentos o NTE por atender nossa solicitação!

Texto: Prof. Luciano Melo.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CINE CLUBE PEDROSO

O PROJETO CINE CLUBE DO PEDROSO...

É responsabilidade do professor Luciano Fussieger de Literatura e Língua Portuguesa. Não há nada de formal no projeto, apenas boa vontade em fazer diferente para movimentar a escola e trazer mais opção cultural aos alunos, criando um espaço de arte, diversão, leitura e discussão sobre textos, reflexão, crítica, etc.

Segundo as palavras do professor... A idéia é mais fruto da vontade de introduzir a garotada no cinema arte do que um projeto pedagógico complexo. Pensei em fazer algo, porque muito se comenta e pouco se faz. E para fazer aproveitei uma proposta da Petrobras que patrocina um site chamado "curtanaescola" e outro chamado "portacurta". A todos os que quiserem saber mais sobre cinema, basta acessar estes dois sites e usar a criatividade...bom trabalho e boa diversão a todos.

Vejam um dos filmes previsto na programação para o mês de maio!

DIA: 06/05
FILME: Ilha das Flores
Debatedor(s):

SINOPSE: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

Gênero: Documentário, Experimental; Diretor: Jorge Furtado; Elenco: Ciça Reckziegel; Ano: 1989; Duração: 13 min; Cor: Colorido: Bitola: 35mm; País: Brasil Local de Produção: RS; Produção: Mônica Schmiedt, Giba Assis Brasil, Nôra Gulart; Fotografia: Roberto Henkin, Sérgio Amon; Roteiro: Jorge Furtado; Edição: Giba Assis Brasil; Direção de Arte: Fiapo Barth; Trilha original: Geraldo Flach; Narração: Paulo José.
PRÊMIOS:
Urso de Prata no Festival de Berlim 1990;
Prêmio Crítica e Público no Festival de Clermont-Ferrand 1991;
Melhor Curta no Festival de Gramado 1989;
Melhor Edição no Festival de Gramado 1989;
Melhor Roteiro no Festival de Gramado 1989;
Prêmio da Crítica no Festival de Gramado 1989;
Prêmio do Público na Competição "No Budget" no Festival de Hamburgo 1991.

Texto: Prof. Luciano Melo.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A TAXA SELIC E O CONSUMIDOR

Entenda como a taxa Selic afeta a vida do consumidor.
Taxa é usada pelo governo como forma de controlar a inflação. Selic dá a medida das outras taxas de juros, como cheque especial.

O que é a Selic?
A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais "caro" fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível.

Por que tanta gente reclama dos juros altos?
Os juros altos diminuem o consumo, o que prejudica as vendas e as empresas. Se as empresas não crescem, há mais desemprego, e a economia encolhe. Além disso, o investimento estrangeiro que entra no país por causa dos juros altos é especulativo. Esse dinheiro pode sair daqui a qualquer momento; é diferente do capital que entra para construir uma fábrica ou melhorar uma empresa.

E para o consumidor, que diferença isso faz?
É a Selic que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país: do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança. É a partir dela que os bancos calculam quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo. Quanto menor a Selic, mais "barato" fica para o consumidor fazer um empréstimo ou comprar a prazo.
Mas essa relação não é direta. Quando o Banco Central reduz a Selic, essa queda demora a chegar ao consumidor. Isso acontece porque os bancos também cobram, em forma de juros, impostos (IOF), inadimplência, seus custos e seu lucro. Essa diferença entre o que o banco paga ao tomar um empréstimo e o que ele cobra ao conceder um empréstimo é o chamado "spread bancário".

Também dá para ganhar com a Selic alta?
Como a Selic também influencia os juros que os bancos pagam quando emprestam dinheiro de alguém, o consumidor também pode ganhar com isso. Em geral, quanto maior a Selic, maior o rendimento das aplicações de renda fixa, como poupança e CDBs.
Fonte: g1.com.br

Comentário:
Estas siglas econômicas ligadas ao mercado financeiro que você ouve quase todos os dias nos telejornais podem ser difíceis de compreender, mas, de uma forma ou de outra acabam afetando seus rendimentos. Como disse uma vez o o político Delfim Neto “a parte mais sensível do corpo humano é o bolso”. Por isso, fique atento!
Prof. Luciano Melo/Matemática.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PROJETO FORTALECER-REINICIA ATIVIDADES...

O PROJETO FORTALECER, AVISA AOS ALUNOS INSCRITOS ATRAVÉS DE SUA SUPERVISÃO NA ESCOLA QUE AS ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA ATRAVÉS DE COMPUTAÇÃO ALGÉBRICA, SERÃO RETOMADAS NESTA SEXTA-FEIRA DIA 30.04.2010 AS 16 HORAS NA SALA DE INFORMÁTICA.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS! 
PROF. LUCIANO MELO.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROJETO FORTALECER-INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Caros alunos, é com satisfação que estamos divulgando neste espaço que a inscrição no projeto fortalecer que envolve o Ensino de Matemática e Física através de ferramentas computacionais encerrou! 
Os alunos inscritos devem ficar atentos ao começo das atividades previstas para o dia 30.04.2010 as 16:0 horas na sala de informática da escola.
Abraço a todos.
Prof. Luciano Melo.   

domingo, 18 de abril de 2010

DIVULGANDO CURSOS...

Novas Inscrições para o Curso Introdução à Educação Digital

O curso visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos professores e técnicos em educação o computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BR-Office (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet e suas possibilidades de uso pedagógico.

As aulas ocorrerão no próprio NTE Prof. Washington L. B. Lopes - NTE Belém - e temos vagas para os seguintes dias e horários:

Manhã :2ª e 4ª - 8 às 12 h - Prof. Aderilson Ribeiro
Tarde:2ª e 4ª - 14 às 18 h - Profª. Carolina Pitágoras
3ª e 5ª - 14 às 18 h - Prof. Sanches
Noite :2ª e 4ª - 18 às 22 h - Prof. Juscelino Hernandes
3ª e 5ª - 18 às 22 h - Prof. Jorge Andrade

Texto: Prof. Marcelo Carvalho NTE Belém

terça-feira, 30 de março de 2010

PEDROSO NO VESTIBULAR 2010!

O PEDROSO MOSTRA QUE O VESTIBULAR NAS PÚBLICAS NÃO É TABU!
Todos os anos temos alunos aprovados no vestibular...e isso mostra que o ensino da escola pública é de qualidade e quebra paradigmas bem como certos preconceitos sobre os baixos índices nacionais do ensino médio em todo Brasil. De modo geral, estamos com notas abaixo da média nas estatísticas educacionais assim como a região nordeste no que diz respsito ao desenvolvimento educacional (IDEB), no entanto, estamos contribuindo com nossa parte para que este quadro mude. Em resposta a isso, é que a Escola Pedro Amazonas Pedroso destaca-se ano a ano, aprovando alunos nas Universidades Públicas mais concorridas de nosso Estado e agora esta aprovação estende-se  a outros estados da União com as notas do PROUNI e ENEM.
A calourada do Pedroso está de parabéns e aí vaí uma pequena lista de aprovados apenas da UFPA, logo, divulgaremos os nomes de todos os que passaram nos vestibulares de outras universidades.
ELJACIO NASCIMENTO COELHO - MEDICINA
EDILSON CARDOSO JUNIOR - ENFERMAGEM 
SAMIR BECHARA MORAES - ENGENHARIA ELÉTRICA 
KAREN PINHEIRO BORGES - ENGENHARIA CIVIL
BRUNA CARDOSO ALHO - ADMINISTRAÇÃO
RENAN PAULO SOARES DE OLIVEIRA - ADMINISTRAÇÃO
ALINE OLIVEIRA COSTA - PEDAGOGIA 
VELÉRIA ARAUJO BARROS - FARMÁCIA 
ALÍRIO GAIA DE LIMA - DIREITO 
GLAUCIA ASSUNÇÃO DO NASCIMENTO - ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
ALINE GONÇALVES COSTA - FARMÁCIA
JEIMESOM NEI FERREIRA DOS SANTOS - CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Na foto junto a caloura de Engenharia da Computação Glaucia Nascimento, os Professores Ed'Elmano (matemática) ; Flora (Literatura) e a Diretora (Dircineide Pinto).
Texto: Prof. Luciano Melo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

USO SEGURO DA INTERNET

O Ministério Público e a A Organização Safernet...
       Nesta segunda-feira (29.03.2010) de 14 as 16horas na sede do Ministério Público situada na Rua Domingos Marreiros, nesta capital f oi divulgada a pesquisa realizada em 2009 nas escolas públicas e particulares sobre o "Uso Seguro da Internet". Esta pesquisa foi feita envolvendo 1502 alunos de nossa capital e 49 professores que responderam diversas perguntas através  questionários diretamente na internet sobre o uso da rede mundial de computadores. Foram tratados vários temas desde,  atos simples como brincar, navegar e o mais importantes de todos (pesquisar para estudar). 
      Os alunos, principal foco da pesquisa puderam responder sobre questões que até então pareciam simples de compreender, ou talvez, só parecessem fáceis tais como: o que fazer quando for assediado pela internet? a quem denunciar? Como se comunicar ou trocar informações de forma segura? quantas horas você passa por dia na internet por dia? de onde você mais acessa a internet? com que idade você começou a usar a internet? Você ja sofreu algum tipo de discriminação ou ameaça pela internet?
       A escola Pedro Amazonas Pedroso fez parte da pesquisa, assim como outras escola públicas do Estado e o resultados da pesquisas estão agora sendo divulgados. Juntamente com esta divulgação foram distribuídos materiais informativos (cartazes para divulgação, cartilhas, cd-rom e material para os professores). 
     Os resultados da pesquisa estarão disponibilizados na íntegra no site: www.netica.org.br ou ainda para maiores informações acessar o site: www.safernet.org.br/prevencao
      O material de divulgação está com as seguintes escolas participantes:
Souza Franco; Nagib Coelho; Palmira Gabriel; Paes de carvalho e Brigadeiro Fontenelle.
Texto: Prof. Luciano Melo   

Nós e os Números...

A 1ª Máquina de Calcular...


"Foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz (1646-1716) o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos, em 1694. Seu invento nunca foi comercializado mas inovava ao apresentar um visor de posição, a multiplicação e a divisão em posição móvel e um sistema de tambores dentados com comprimentos crescentes deslizando cada um sobre seu eixo.

...

"Lembremos, de passagem, que Leibniz foi o inventor do sistema binário de numeração (numeração de base 2 onde se utilizam apenas os algarismos 0 e 1 para escrever todos os números). O que à época pareceu mera curiosidade sem nenhuma aplicação prática foi retomado 200 anos depois pelo lógico-matemático inglês George Boole, tornando-se mais tarde a base de numeração empregada pelos computadores."


"A partir da máquina idealizada por Leibniz, vários aperfeiçoamentos foram feitos por diversos inventores. Não se sentia ainda, porém, a necessidade real de utilização de tais máquinas, que eram ainda encaradas como curiosidades, não havendo realmente mercado para sua construção em larga escala."


Fonte: http://mnemosyne.blog-city.com/primeira_mquina_de_calcular.htm


MPB e MPP

PAUAPIXUNA: Interpretação Lucinha Bastos

Uma cantiga de amor se mechendo
Um tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei que de saudade doendo
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar

Uma leira, uma esteira, uma beira de rio
Um cavalo no pasto, uma égua no cio
Um principio de noite
Um caminho vazio
Uma leira, uma esteira
Uma beira de rio

E no silêncio uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nesta sofrida sofrência de amar

( REFRÃO )

E o vento espalhado na capoeira
A lua na cuia do bamburral
A vaca mugindo lá na porteira
E o macho fungando cá no curral
O tempo tem tempo de tempo ser
O tempo tem tempo de tempo dar
Ao tempo da noite que vai correr
O tempo do dia que vai chegar


Espaço da Ciência

Escorpião Fluorescente...

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.

Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.

O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI194990-17770,00-ESCORPIAO+BRILHA+NO+ESCURO+PARA+DETECTAR+LUAR.html