BREVE HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA...

O nome do Colégio vem do Dr. Pedro Amazonas de Souza Pedroso e foi criado pelo decreto nº 4683 de 05 de Fevereiro de 1965. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Profª Anésia. O Colégio inicialmente pertencia a antiga FEP agora UEPA. O médico que deu nome ao colégio era paraense nascido de família humilde, ficando órfão ainda criança. O Dr. Pedroso foi médico honrado, serviu no exército, foi professor do Instituto Lauro Sodré e Diretor do Colégio Paes de Carvalho. O Dr. Pedroso também exerceu a função de gestor em uma policlínica na cidade de Belém. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 4500 alunos, funcionando em 3 turnos, temos em torno de 150 professores, 30 funcionários, 6 técnicos mais pessoal de apoio.
Nossa escola tem tradição e está entre as melhores da rede pública estadual quando se trata de aprovações nos vestibulares da capital.
A escola conta com 33 Salas de Aula, Cantina, Biblioteca, Sala de Informática, Laboratório Multidiciplinar, Auditório, Anfiteatro, 2 Quadras Esportivas e Vestiário, Estacionamento, Reprogafia além de toda a gente interessante que faz parte do Pedroso.
Venha conhecer!
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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O fim da Superficiliadade

Este texto é uma adaptação de um comentário na revista Galileu Dez de 2009 do médico e escritor Moacyr Scliar da Academia Brasileira de Letras, sobre um fato que há muito combato na escola "o uso desenfreado e desregrado da internet"! 

O autor relembra os dias antes da internet quando mandar uma carta e esperar a resposta demorava bastante...Nesta época tínhamos apenas um punhado de amigos e agora conhecemos pelo menos "em parte" centenas deles através de redes sociais, face book, twiter,  celulares entre outros.Observamos que estar conectado virou uma verdadeira febre em especial para os jovens...que não conhecem outra coisa a não ser "orkut e messenger". Combato esta única opção, nas escolas pois atrapalha o rendimento acadêmico e uma boa busca pelo conhecimento que escolar e profissional que é o que realmente interessa. 
Segundo Moacyr Scliar, a década de 2010 tende a retomar princípios já esquecidos de uma boa conversa presencial com os amigos e estreitar os laços de amizade com aqueles que realmente podem ser chamados de amigos. Superficialidade não quer dizer profundidade nas relações humanas, o computador é apenas uma ferramenta mas, para muitos passa ser um companheiro dependente. A máquina que serve para contatos rápidos ou até longos, mostra a o quanto esquecemos de um bom bate papo com os amigos, pais, irmãos, filhos e deixamos a volatilidade tomar conta de nossas ações. E o reflexo deste comportamento artificial é uma época em que pessoas se unem e se separam com a maior facilidade. 

Sempre comento com os amigos ou colegas de trabalho que a internet auxilia no contato com parentes e amigos que há muito não se vêem, no entanto,  é mais salutar conversar com alguém pessoalmente do que estar por trás de teclados e telas de LCD. É possível imaginar que nesta década, as pessoas voltem a dar importância para relacionamentos mais consistentes e que o ciclo de relações tecnológicas diminua e passemos a olhar para nós mesmos e para o próximo com mais certeza de encontrar reais amigos. O celular e a internet, nos colocam em contato com o mundo, mas não com o nosso interior.

Para terminar de forma descontraída e não menos importante, há uma tirinha na revista no mês de janeiro em que a esposa diz ao marido " precisamos conversar" e ele com toda a pressa do mundo ligado na tecnologia, já quase desprovido de afeto diz o seguinte: entra no msn daqui a pouco!
Como dizia o poeta "gentileza gera gentileza". Vamos refletir e praticar!
Abraço a todos.
Texto:  Prof. Luciano Melo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fortalecer Matemática e Física

O projeto de Matemática e Física que está acontecendo por hora, às sextas-feiras no Pedroso está contando com a participação dos alunos, mesmo de forma tímida (poucos alunos) devido ao final do ano letivo, mas, acreditamos que vá melhorar com o retorno às aulas. No entanto, o projeto não vai parar...os alunos foram convidados para ir até a UFPA dar continuidade as atividades um dia na semana ou mesmo aos sábados!

As atividades estão sendo focadas em primeiro plano para as dificuldades e lacunas que os alunos possuem, com a matemática básica e propriedades operatórias...o que está sendo observado pelos coordenadores, contando com o meu apoio enquanto (prof. de matemática e supervisor do projeto).  

Estamos aplicando técnicas de estudo dirigido e metodologias envolvendo diagnósticos voltados à aprendizagem da matemática na primeira parte do curso, para resgatar conceitos e manipulações de conteúdos. Os alunos estão gostando do projeto, e do interesse dos professores e estagiários da UFPA em saber como está sendando para eles esta nova abordagem. 

Já interagimos com o software livre maxima, realizando alguns cálculos e operações da matemática solicitando que os alunos o façam no computador mas, busquem a justificativa dos resultados fazendo os cálculos normalmente sem o uso da máquina! Neste caso, o curso se destina a buscar justificativas para o que se faz de forma mecânica e auxiliar os alunos através da técnica de redescoberta que envolve processos meta-cognitivos "ato de aprender a aprender". 

A idéia é que o aluno possa ter autonomia na resolução de  problemas de forma prática, e interaja com as ferramentas computacionais oportunizando  aprendizagem também através de programação. 

Aguardamos a presença de novos, venham participar!

Nota: São participantes do projeto pela UFPA (Professores: Danilo Alves, Felipe Neto e Silvio Filho, bem como os estagiários do Curso de Física: Paulo e Leonardo).

Texto: Prof. Luciano Melo. 

sábado, 30 de janeiro de 2010

Meus amigos eu vi...descendo da Tribo Tupi

É com imensa felicidade que escrevo estas linhas ....
Ao abrir minha caixa de mensagens, deparei com uma visita inusitada de uma professora do Rio de Janeiro!
A brasileira em questão fez uma visita ao blog do Pedroso! Ela se chama Silvana Nunes. e como a gente costuma dizer aqui no Pará a surpreza foi paidégua mano!!!
Estava escrito foi desse jeito que eu vi...é titulo do blog da professora. E posso lhes dizer sem medo de ser feliz isso é que é blog! Ela como professora da lígua portuguesa,  lindamente após se identificar disse ao final sou uma "brincante". 
Se fazer blog é arte...espia parente! tenho ainda muito o que aprender. Olhei o blog todinho até o final e vi a brasilidade de uma carioca que parece ter nascido no seio da floresta e é filha da mãe terra.
Tá curioso...passa o pano no blog e como diz o paraense "num me conta". Já vou colocar uma janelinha especial no Blog do Pedroso e virar seguidor...
Um grande abraço a todos.
Prof. Luciano Melo

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Projeto Matemática e Física

Atenção alunos do Pedroso!

O projeto PIBIC da UFPA em Convênio com a SEDUC , que será realizado na escola terá seu Início nesta Sexta-Feira 15.01.2010 as 15:00 na sala de informática. Estarão Presentes Professores e estagiários da UFPA.

Não perca esta chance, é uma boa oportunidade para melhorar a qualidade dos estudos nas escolas públicas e incentivar o uso das tecnologias educacionais na aprendizagem dos conteúdos escolares.

Aos alunos que ainda não se inscreveram, ainda há vagas!

Aguardamos vocês.

Texto: Prof. Luciano Melo.







quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Projeto PIBIC / matemática e Física

ATENÇÃO!!! Alunos do Pedroso 1ºe 2º ANOS


Estão abertas a inscrições para o Projeto da UFPA/SEDUC em nossa escola! 
A finalidade é realizar estudos de Matemática e Física do ensino médio usando o computador como ferramenta.
Neste projeto você poderá interagir com softwares do tipo: maxima, maple e mathematica, e ainda, utilizar sistemas algébricos na resolução de problemas destas duas disciplinas. Você terá oportunidade de interagir virtualmente com o projeto EDUKANET, patrocinado pelo CNPQ com as mesmas finalidades. 


Você pode se inscrever na sala de informática do Pedroso - Tarde, como Prof. Luciano Melo.


O projeto se destina inicialmente aos alunos da manhã, pois, será realizado na parte da tarde de 14 as 16:00H. O início do projeto está previsto para o dia 12 de Dezembro de 2009 e terá duração de um ano.
Há também uma vaga para bolsista (monitor) do projeto que pagará uma bolsa no valor de R$100,00 durante a vigência do projeto. Candidate-se! Inscreva-se. 


Qualquer dúvida se inscreva também por este blog!


Prof. Luciano Melo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto Bela Belém na Feira do Livro 2009

Projeto Bela Belém na Feira do Livro 2009
O colégio pedroso esteve presente na XIII Feira Panamazônica do Livro com a socialização do projeto "Bela Belém". Assim como o Pedroso, outras escolas esatduais também estiveram na feira socilaizando seus trabalhos que também foram postados no portal Educarede, no projeto Minha Terra 2009.
Prof. Luciano Melo. 
Para mais informações acesse o link abaixo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LAMENTO...

       No dia 11.11.2009, conforme programado pelo NTE, das 14:00 as 17:30h estive na feira do livro, no stand da SEDUC juntamente com outras 4 escolas da rede para apresentar o Projeto Bela Belém...Na hora da apresentação fui questionado sobre a presença dos alunos que fazem parte do projeto? Estavam em provas respondi!  Tive que aguardar um pouco para apresentar o projeto, pois não havia público para assistir, contei com a boa vontade e paraticipação da coordenação, dos alunos e professores de outras escolas que estavam lá e foram apresentar seus projetos, e que nos prestigiaram ficando até o final das apresentações! Parabéns a estes que assim como eu, não desistiram e fizeram por merecer. Agradecimentos às escolas: Gaudêncio Ramos; Orlando Bittar; Paulo Fontelles e Dona Helena Guilhon.
Ao Pedroso, restaram apenas uns olhares, dos que passavam por acaso e puderam perceber a escola sendo apresentada, num universo de 4500 alunos não ter nenhum na hora da apresentação é realmente LAMENTÁVEL do ponto de vista educacional!
Assim caminha a humanidade...Fiz a minha parte, sou brasileiro, não desisto nunca!
Há que se educar e tudo mais virá...
Professor Luciano Melo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

BELA BELÉM NA FEIRA DO LIVRO 2009

ALÔ COMUNIDADE ACADÊMICA DO PEDROSO E DEMAIS INTERESSADOS!
  
NO DIA 11. 11.2009 ( QUARTA-FEIRA) DAS 14 AS 17:00H, O COLÉGIO ESTARÁ SENDO REPRESENTADO COM UMA ATIVIDADE DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA FEIRA DO LIVRO 2009. NA OCASIÃO SERÁ APRESENTADO, O PROJETO "BELA BELÉM: POLUIÇÃO VISUAL E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS PÚBLICAS" REALIZADO PELOS ALUNOS EM PARCERIA COM O PROFESSOR DA SALA DE INFORMÁTICA. ESTE PROJETO ESTÁ SENDO VEICULADO A NIVEL NACIONAL NO PORTAL WWW.EDUCAREDE.ORG.BR NA COMUNIDADE VIRTUAL MINHA TERRA 2009, SOB O TEMA: CIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA PAUTA" ESTAUTO DA CIDADE".

CONVIDAMOS A TODOS, PARA PRESTIGIAR A ESCOLA E A FEIRA DO LIVRO. A SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE...AGUARDAMOS SUA VISITA.

PROF. LUCIANO MELO.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto Bela Belém - Vias Públicas - Educarede 2009

O projeto Bela Belém em uma de suas fases, coletou imagens de passeios públicos, vias e feiras livres da cidade e fez uma breve comparação entre certo e errado. É importante ressaltar que, estas fotos fora feitas em apenas um bairro e nem sempre refletem o real estado das ruas e feiras. Há outros locais mais estruturados e outros em pior estado. A idéia e olharmos um pouco mais pela cidade em que residimos e contribuir com nossa parte para a sua melhoria.










domingo, 1 de novembro de 2009

ADOLESCÊNCIA EM PERIGO

       Atendendo à solicitação da Coord. geral do NTE estou publicando a matéria produzida por este Núcleo em defesa da adolescência paraense em especial nas escolas de nossa capital. 
Acredito que qualquer ser humano é passível de erros mas, eles podem ser controlados ou evitados. Infelizmente algumas pessoas inescrupulosas, usam as mídia para propagar atos nefanos e impraticáveis do ponto de vista moral e ético. Por outro lado, acreditamos que o que há de melhor nestas mídias é a responsabilidade de usá-la corretamente para a prática dos estudos, trabalho, do bem e da paz... Há muita gente que faz isto de forma correta e concreta, entre estes estão os educadores e multiplicadores de informações através de mídias inteligentes para propagar conhecimentos e colaborar para uma educação com seriedade e respeito para todos. 
Segue o texto abaixo.
Prof. Luciano Melo (Coord. Sala de Informática -Tarde).


AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS CRIANÇAS E A EDUCAÇÃO.


As novas tecnologias digitais são responsáveis por uma verdadeira revolução na sociedade brasileira e, por que não dizer, no mundo inteiro. O acesso à tecnologia é cada dia mais fácil, devido a fatores como preço dos equipamentos, facilidade de uso e sua portabilidade (os equipamentos são cada vez menores).
Hoje, é comum que jovens e crianças manipulem aparelhos celulares, ipod, MP4, MP5 e outros correlatos. Tais equipamentos permitem ao usuário fotografar, criar vídeos, gravar conversas, armazenar músicas, dados etc.
De posse dessas tecnologias, crianças e adolescentes - não só eles, mas principalmente eles - estão modificando seu relacionamento com a mídia tradicional. Deixaram de ser meros consumidores ou receptores de imagens e notícias e assumem o perfil de produtores de imagens e de editores de notícias, enfim, são emissores.
Sem dúvida que o cenário descrito acima enseja certo otimismo e aponta caminhos interessantes para o uso consciente e qualitativo das mídias e, em particular, para seu uso no campo da educação.
As escolas podem e devem se apropriar das tecnologias digitais para desenvolverem projetos pedagógicos, filmar e editar seus vídeos, fazer registros fotográficos das atividades, gravar digitalmente os conteúdos mais significativos, etc. Aliás, isto já está acontecendo em muitas escolas.
No Estado do Pará, podemos citar alguns exemplos em que as escolas, alunos e professores estão envolvidos em projetos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC, entre os quais destacamos: o I Concurso Estadual de Blogs Educativos, no qual já ocorreram as etapas de Castanhal, Bragança, Santarém, Marabá, e ainda faltam as de Tucuruí e Belém. Após essas etapas regionais, ocorrerá a etapa estadual.
Os blogs das escolas ilustram perfeitamente como deve ser o uso inteligente e criativo das tecnologias digitais. Nos blogs podemos analisar muitos vídeos, fotografias, textos de autoria de alunos e professores; conteúdos relevantes para a formação integral do cidadão. Para conhecer vários desses blogs, basta acessar o blog da CTAE http://ctaeseducpa.wordpress.com/
Outro bom exemplo é o projeto Educarede promovido pela empresa Telefônica. No portal Educarede está em desenvolvimento o projeto Minha Terra: Aprender a Inovar. Nele, as escolas são instigadas a produzirem vídeos, fotografias, textos... sobre sua realidade local e depois postar os conteúdos produzidos na internet no próprio Portal Educarede, nos blogs das escolas e até no YouTube. Em Belém e Ananindeua, temos cerca de 22 escolas participantes da iniciativa do Educarede; essas escolas estão sendo orientadas e acompanhadas pela equipe de professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Profº. Washington Luis B. Lopes – NTE Belém. Alguns destes trabalhos já produzidos estão disponíveis no blog do NTE Belém http://ntebelempa.blogspot.com/2009/10/resultados-educarede.html

Outro exemplo é o Projeto Aluno Repórter (http://alunoreporter.com.br/) desenvolvido por professores e alunos de Bragança, coordenado pelo NTE Bragantino (http://ntebragantino.wordpress.com/). Com o projeto os alunos aprendem técnicas da radiodifusão e participam de programas ao vivo na rádio educadora de Bragança.
Ainda temos as oficinas de inclusão digital do Projeto Escola de Portas Abertas, o projeto Aluno Argonauta (http://alunosargonautas.jimdo.com/), Aluno Integrado e os cursos de Formação de Professores dos NTEs etc.
São exemplos de iniciativas com uso das tecnologias, embasadas em propostas pedagógicas sólidas, com objetivos claros a serem atingidos e que promovem o diálogo entre educadores e alunos, ação conjunta de ambas as partes envolvidas em projetos de construção de conhecimentos e experimentação de cidadania.
Entretanto, nenhuma das iniciativas, reveladas até aqui, ocupou o tempo dos grandes noticiários da imprensa local, ao contrário, o olhar da grande mídia prefere sempre expor as mazelas da escola pública. O último grande exemplo foi o episódio protagonizado por três jovens de uma escola pública de Belém. É preciso questionar, por que o uso inteligente e produtivo das tecnologias não é notícia e o uso inadequado ou ingênuo vira um espetáculo midiático?

É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias que fazem parte de seu cotidiano. Perguntamos: “será que esses estudantes envolvidos sabem, por exemplo, que a pessoa que tiver armazenado o vídeo em seu celular, pendrive ou computador poderá ser preso em flagrante acusado de pedofilia. Veja o que determina o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente:

Segundo o ECA quem produz, dirige, fotografa, filma, contracena com crianças ou adolescentes – menores de 18 anos – em cena de nudez ou sexo explicito está sujeito às sanções referentes à pornografia infantil. E ainda, quem publica e armazena o conteúdo pornográfico também é enquadrado na Lei 11.829. A pessoa pode ser presa em flagrante delito se for pega com o celular ou qualquer meio eletrônico em que a imagem esteja armazenada. A pena varia de um a quatro anos de detenção e multa.

Sustentamos a seguinte opinião: não é por causa do recente episódio ocorrido em uma de nossas escolas que se deve proibir o uso do celular ou de qualquer outra tecnologia na escola. Concordamoos com Sérgio Amadeu, pesquisador brasileiro de comunicação mediada por computador e autor dos livros “Exclusão digital” e “A miséria na era da informação”, quando diz que não faz sentido proibir que estudantes tenham acesso a um meio de comunicação na escola que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário “se agente tem problemas do uso inadequado nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular”. Amadeu ressalta ainda que nenhuma tecnologia substitui a ética e nem a reflexão consciente do uso dessa tecnologia.

E assim, finalizamos com um apelo a todos os professores e escolas, que juntos pensemos em projetos de aplicação das TIC que apontem não só para encurtar espaços físicos, bem como integrar as pessoas em seu espaço urbano, e refletirmos no que diz Dr.Rogério da Costa em entrevista ao Educarede, realizada em março de 2009, que o importante não é apenas o tipo de projeto realizado, mas o esforço em estabelecer um novo paradigma para as tecnologias da comunicação: elas podem servir para que as pessoas façam um uso inteligente do espaço onde vivem que possam integrar seus hábitos e atitudes num coletivo inteligente, que pensa a favor do lugar em que vive. Quem sabe, um dia possamos ser alvo da mídia em um processo inverso ao que vemos hoje, em que muitas vezes, muitas de nossas escolas são alvos de uma mídia produzida de forma aligeirada, pouco convidativa à reflexão, que mais contribui para diminuir a auto-estima de alunos e professores e que decididamente não nos serve.

Texto: Jamille Galvão
Maria do Carmo Acácio
Marcelo Carvalho
Tânia Sanches

Prof. Luciano Melo.

Nós e os Números...

A 1ª Máquina de Calcular...


"Foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz (1646-1716) o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos, em 1694. Seu invento nunca foi comercializado mas inovava ao apresentar um visor de posição, a multiplicação e a divisão em posição móvel e um sistema de tambores dentados com comprimentos crescentes deslizando cada um sobre seu eixo.

...

"Lembremos, de passagem, que Leibniz foi o inventor do sistema binário de numeração (numeração de base 2 onde se utilizam apenas os algarismos 0 e 1 para escrever todos os números). O que à época pareceu mera curiosidade sem nenhuma aplicação prática foi retomado 200 anos depois pelo lógico-matemático inglês George Boole, tornando-se mais tarde a base de numeração empregada pelos computadores."


"A partir da máquina idealizada por Leibniz, vários aperfeiçoamentos foram feitos por diversos inventores. Não se sentia ainda, porém, a necessidade real de utilização de tais máquinas, que eram ainda encaradas como curiosidades, não havendo realmente mercado para sua construção em larga escala."


Fonte: http://mnemosyne.blog-city.com/primeira_mquina_de_calcular.htm


MPB e MPP

PAUAPIXUNA: Interpretação Lucinha Bastos

Uma cantiga de amor se mechendo
Um tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei que de saudade doendo
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar

Uma leira, uma esteira, uma beira de rio
Um cavalo no pasto, uma égua no cio
Um principio de noite
Um caminho vazio
Uma leira, uma esteira
Uma beira de rio

E no silêncio uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nesta sofrida sofrência de amar

( REFRÃO )

E o vento espalhado na capoeira
A lua na cuia do bamburral
A vaca mugindo lá na porteira
E o macho fungando cá no curral
O tempo tem tempo de tempo ser
O tempo tem tempo de tempo dar
Ao tempo da noite que vai correr
O tempo do dia que vai chegar


Espaço da Ciência

Escorpião Fluorescente...

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.

Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.

O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI194990-17770,00-ESCORPIAO+BRILHA+NO+ESCURO+PARA+DETECTAR+LUAR.html