BREVE HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA...

O nome do Colégio vem do Dr. Pedro Amazonas de Souza Pedroso e foi criado pelo decreto nº 4683 de 05 de Fevereiro de 1965. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Profª Anésia. O Colégio inicialmente pertencia a antiga FEP agora UEPA. O médico que deu nome ao colégio era paraense nascido de família humilde, ficando órfão ainda criança. O Dr. Pedroso foi médico honrado, serviu no exército, foi professor do Instituto Lauro Sodré e Diretor do Colégio Paes de Carvalho. O Dr. Pedroso também exerceu a função de gestor em uma policlínica na cidade de Belém. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 4500 alunos, funcionando em 3 turnos, temos em torno de 150 professores, 30 funcionários, 6 técnicos mais pessoal de apoio.
Nossa escola tem tradição e está entre as melhores da rede pública estadual quando se trata de aprovações nos vestibulares da capital.
A escola conta com 33 Salas de Aula, Cantina, Biblioteca, Sala de Informática, Laboratório Multidiciplinar, Auditório, Anfiteatro, 2 Quadras Esportivas e Vestiário, Estacionamento, Reprogafia além de toda a gente interessante que faz parte do Pedroso.
Venha conhecer!
Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A TAXA SELIC E O CONSUMIDOR

Entenda como a taxa Selic afeta a vida do consumidor.
Taxa é usada pelo governo como forma de controlar a inflação. Selic dá a medida das outras taxas de juros, como cheque especial.

O que é a Selic?
A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais "caro" fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível.

Por que tanta gente reclama dos juros altos?
Os juros altos diminuem o consumo, o que prejudica as vendas e as empresas. Se as empresas não crescem, há mais desemprego, e a economia encolhe. Além disso, o investimento estrangeiro que entra no país por causa dos juros altos é especulativo. Esse dinheiro pode sair daqui a qualquer momento; é diferente do capital que entra para construir uma fábrica ou melhorar uma empresa.

E para o consumidor, que diferença isso faz?
É a Selic que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país: do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito, da poupança. É a partir dela que os bancos calculam quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo. Quanto menor a Selic, mais "barato" fica para o consumidor fazer um empréstimo ou comprar a prazo.
Mas essa relação não é direta. Quando o Banco Central reduz a Selic, essa queda demora a chegar ao consumidor. Isso acontece porque os bancos também cobram, em forma de juros, impostos (IOF), inadimplência, seus custos e seu lucro. Essa diferença entre o que o banco paga ao tomar um empréstimo e o que ele cobra ao conceder um empréstimo é o chamado "spread bancário".

Também dá para ganhar com a Selic alta?
Como a Selic também influencia os juros que os bancos pagam quando emprestam dinheiro de alguém, o consumidor também pode ganhar com isso. Em geral, quanto maior a Selic, maior o rendimento das aplicações de renda fixa, como poupança e CDBs.
Fonte: g1.com.br

Comentário:
Estas siglas econômicas ligadas ao mercado financeiro que você ouve quase todos os dias nos telejornais podem ser difíceis de compreender, mas, de uma forma ou de outra acabam afetando seus rendimentos. Como disse uma vez o o político Delfim Neto “a parte mais sensível do corpo humano é o bolso”. Por isso, fique atento!
Prof. Luciano Melo/Matemática.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

PROJETO FORTALECER-REINICIA ATIVIDADES...

O PROJETO FORTALECER, AVISA AOS ALUNOS INSCRITOS ATRAVÉS DE SUA SUPERVISÃO NA ESCOLA QUE AS ATIVIDADES REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA ATRAVÉS DE COMPUTAÇÃO ALGÉBRICA, SERÃO RETOMADAS NESTA SEXTA-FEIRA DIA 30.04.2010 AS 16 HORAS NA SALA DE INFORMÁTICA.
NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS! 
PROF. LUCIANO MELO.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROJETO FORTALECER-INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Caros alunos, é com satisfação que estamos divulgando neste espaço que a inscrição no projeto fortalecer que envolve o Ensino de Matemática e Física através de ferramentas computacionais encerrou! 
Os alunos inscritos devem ficar atentos ao começo das atividades previstas para o dia 30.04.2010 as 16:0 horas na sala de informática da escola.
Abraço a todos.
Prof. Luciano Melo.   

domingo, 18 de abril de 2010

DIVULGANDO CURSOS...

Novas Inscrições para o Curso Introdução à Educação Digital

O curso visa promover a inclusão digital de professores e técnicos em educação. O curso é presencial e tem carga horária de 40 horas e o objetivo é apresentar aos professores e técnicos em educação o computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BR-Office (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet e suas possibilidades de uso pedagógico.

As aulas ocorrerão no próprio NTE Prof. Washington L. B. Lopes - NTE Belém - e temos vagas para os seguintes dias e horários:

Manhã :2ª e 4ª - 8 às 12 h - Prof. Aderilson Ribeiro
Tarde:2ª e 4ª - 14 às 18 h - Profª. Carolina Pitágoras
3ª e 5ª - 14 às 18 h - Prof. Sanches
Noite :2ª e 4ª - 18 às 22 h - Prof. Juscelino Hernandes
3ª e 5ª - 18 às 22 h - Prof. Jorge Andrade

Texto: Prof. Marcelo Carvalho NTE Belém

terça-feira, 30 de março de 2010

PEDROSO NO VESTIBULAR 2010!

O PEDROSO MOSTRA QUE O VESTIBULAR NAS PÚBLICAS NÃO É TABU!
Todos os anos temos alunos aprovados no vestibular...e isso mostra que o ensino da escola pública é de qualidade e quebra paradigmas bem como certos preconceitos sobre os baixos índices nacionais do ensino médio em todo Brasil. De modo geral, estamos com notas abaixo da média nas estatísticas educacionais assim como a região nordeste no que diz respsito ao desenvolvimento educacional (IDEB), no entanto, estamos contribuindo com nossa parte para que este quadro mude. Em resposta a isso, é que a Escola Pedro Amazonas Pedroso destaca-se ano a ano, aprovando alunos nas Universidades Públicas mais concorridas de nosso Estado e agora esta aprovação estende-se  a outros estados da União com as notas do PROUNI e ENEM.
A calourada do Pedroso está de parabéns e aí vaí uma pequena lista de aprovados apenas da UFPA, logo, divulgaremos os nomes de todos os que passaram nos vestibulares de outras universidades.
ELJACIO NASCIMENTO COELHO - MEDICINA
EDILSON CARDOSO JUNIOR - ENFERMAGEM 
SAMIR BECHARA MORAES - ENGENHARIA ELÉTRICA 
KAREN PINHEIRO BORGES - ENGENHARIA CIVIL
BRUNA CARDOSO ALHO - ADMINISTRAÇÃO
RENAN PAULO SOARES DE OLIVEIRA - ADMINISTRAÇÃO
ALINE OLIVEIRA COSTA - PEDAGOGIA 
VELÉRIA ARAUJO BARROS - FARMÁCIA 
ALÍRIO GAIA DE LIMA - DIREITO 
GLAUCIA ASSUNÇÃO DO NASCIMENTO - ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
ALINE GONÇALVES COSTA - FARMÁCIA
JEIMESOM NEI FERREIRA DOS SANTOS - CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Na foto junto a caloura de Engenharia da Computação Glaucia Nascimento, os Professores Ed'Elmano (matemática) ; Flora (Literatura) e a Diretora (Dircineide Pinto).
Texto: Prof. Luciano Melo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

USO SEGURO DA INTERNET

O Ministério Público e a A Organização Safernet...
       Nesta segunda-feira (29.03.2010) de 14 as 16horas na sede do Ministério Público situada na Rua Domingos Marreiros, nesta capital f oi divulgada a pesquisa realizada em 2009 nas escolas públicas e particulares sobre o "Uso Seguro da Internet". Esta pesquisa foi feita envolvendo 1502 alunos de nossa capital e 49 professores que responderam diversas perguntas através  questionários diretamente na internet sobre o uso da rede mundial de computadores. Foram tratados vários temas desde,  atos simples como brincar, navegar e o mais importantes de todos (pesquisar para estudar). 
      Os alunos, principal foco da pesquisa puderam responder sobre questões que até então pareciam simples de compreender, ou talvez, só parecessem fáceis tais como: o que fazer quando for assediado pela internet? a quem denunciar? Como se comunicar ou trocar informações de forma segura? quantas horas você passa por dia na internet por dia? de onde você mais acessa a internet? com que idade você começou a usar a internet? Você ja sofreu algum tipo de discriminação ou ameaça pela internet?
       A escola Pedro Amazonas Pedroso fez parte da pesquisa, assim como outras escola públicas do Estado e o resultados da pesquisas estão agora sendo divulgados. Juntamente com esta divulgação foram distribuídos materiais informativos (cartazes para divulgação, cartilhas, cd-rom e material para os professores). 
     Os resultados da pesquisa estarão disponibilizados na íntegra no site: www.netica.org.br ou ainda para maiores informações acessar o site: www.safernet.org.br/prevencao
      O material de divulgação está com as seguintes escolas participantes:
Souza Franco; Nagib Coelho; Palmira Gabriel; Paes de carvalho e Brigadeiro Fontenelle.
Texto: Prof. Luciano Melo   

segunda-feira, 15 de março de 2010

ENSINO MÉDIO INOVADOR

E.M.I NO PEDROSO...
A proposta do MEC a ser implantada em nossas escolas em 2010 denominda EMI (Ensino Médio Inovador) está sendo amplamente discutida na Escola Pedro Amazonas Pedroso. Aproveitamos a semana pedagógica para discutir e esclarecer este projeto que nos foi "lançado" praticamente para ser executado sem que houvesse  clareza suficiente em suas entrelinhas. Desta forma, há uma grande preocupação dos professores, técnicos e direção em adequar a proposta à comunidade escolar às características da escola para que esta não tenha sua identidade comprometida e que não venha prejudicar em especial "os professores" na redefinição de sua carga horária o que implica diretamente em questões financeiras. Os mestres afinal são os principais envolvidos na primeira etapa do processo e darão continuidade a ele. 
Ainda não há clareza e transparência no processo, pelo que observamos nas discussões nem mesmo por  parte da própria SEDUC sobre o EMI, o fato é... que o projeto vai ser implantado nas escolas de acordo com as diretrizes do MEC. Há vários projetos sendo discutidos na escola para adequação ao E.M.I em consonância com o PPP, há comissões de professores sendo formadas e muito trabalho pela frente. 
Esperamos que tudo ocorra da melhor forma possível para todos, e que ganhe a educação.
Texto: Prof. Luciano Melo.
 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Indolentes e Irresponsáveis

Em respeito aos leitores, visitantes e contribuintes de nosso Blog peço compreenssão!
Fui obrigado a retirar de nosso Blog a caixa de mensagem para comunicação interna...
Infelizmente esta ação, se deve ao fato de que pessoa sem o menor escrúpulo e o que é pior "alunos de nossas escolas" que merecem o rótulo de irresponsáveis e indolentes título deste de texto, estava há meses escrevendo impropérios, palavras de baixo calão, asneiras e insultos de toda ordem causando um verdadeiro desconforto para as pessoas de boa educação que visitam a página da escola. 
Há dias atrás escrevi um texto sobre o uso desenfreado e desmedido da internet sem finalidade aparente chamado "O fim da Superficialidade" adaptação do escritor Moacir Scliar de que retrata exatamente ações com estas em menor ou maior escala de cunho vandalizante sem que haja conteúdo bom de ver, ler ou de ouvir. Estas pessoas tentam ganhar notoriedade agindo de forma a expressar seus recalques ou frustrações querendo atingir outros de seu parco convívio, passam expor suas irrelevantes idéias com elevado grau de mediocridade. A estes que aproveitam certos espaços para fazer seu reality show ou expor suas incomensurabilidades de vida suburbana novelesca que não sai na mídia, vai um recado ocupacional “que repensem suas ações e possam ser capazes de produzir algo proveitoso, como praticar a caridade em alguma creche ou casa de atenção a crianças portadoras de necessidades especiais ou mesmo procurar espaços de convivência salutar como grupos musicais, artísticos, culturais... ocupando seu tempo e suas energias extras e potencialidades com algo que seja valoroso para si e para a sociedade”.
Aos demais freqüentadores do Blog, peço-lhes mais uma vez que compreendam a atitude tomada por disponibilizar um espaço a menos, mas, que não afetará a convivência pacífica entre as escolas, alunos, leitores e colaboradores que estão sempre dispostos a proporcionar boas ações neste espaço de comunicabilidade educacional.        
 
Por: Luciano Melo

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O fim da Superficiliadade

Este texto é uma adaptação de um comentário na revista Galileu Dez de 2009 do médico e escritor Moacyr Scliar da Academia Brasileira de Letras, sobre um fato que há muito combato na escola "o uso desenfreado e desregrado da internet"! 

O autor relembra os dias antes da internet quando mandar uma carta e esperar a resposta demorava bastante...Nesta época tínhamos apenas um punhado de amigos e agora conhecemos pelo menos "em parte" centenas deles através de redes sociais, face book, twiter,  celulares entre outros.Observamos que estar conectado virou uma verdadeira febre em especial para os jovens...que não conhecem outra coisa a não ser "orkut e messenger". Combato esta única opção, nas escolas pois atrapalha o rendimento acadêmico e uma boa busca pelo conhecimento que escolar e profissional que é o que realmente interessa. 
Segundo Moacyr Scliar, a década de 2010 tende a retomar princípios já esquecidos de uma boa conversa presencial com os amigos e estreitar os laços de amizade com aqueles que realmente podem ser chamados de amigos. Superficialidade não quer dizer profundidade nas relações humanas, o computador é apenas uma ferramenta mas, para muitos passa ser um companheiro dependente. A máquina que serve para contatos rápidos ou até longos, mostra a o quanto esquecemos de um bom bate papo com os amigos, pais, irmãos, filhos e deixamos a volatilidade tomar conta de nossas ações. E o reflexo deste comportamento artificial é uma época em que pessoas se unem e se separam com a maior facilidade. 

Sempre comento com os amigos ou colegas de trabalho que a internet auxilia no contato com parentes e amigos que há muito não se vêem, no entanto,  é mais salutar conversar com alguém pessoalmente do que estar por trás de teclados e telas de LCD. É possível imaginar que nesta década, as pessoas voltem a dar importância para relacionamentos mais consistentes e que o ciclo de relações tecnológicas diminua e passemos a olhar para nós mesmos e para o próximo com mais certeza de encontrar reais amigos. O celular e a internet, nos colocam em contato com o mundo, mas não com o nosso interior.

Para terminar de forma descontraída e não menos importante, há uma tirinha na revista no mês de janeiro em que a esposa diz ao marido " precisamos conversar" e ele com toda a pressa do mundo ligado na tecnologia, já quase desprovido de afeto diz o seguinte: entra no msn daqui a pouco!
Como dizia o poeta "gentileza gera gentileza". Vamos refletir e praticar!
Abraço a todos.
Texto:  Prof. Luciano Melo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fortalecer Matemática e Física

O projeto de Matemática e Física que está acontecendo por hora, às sextas-feiras no Pedroso está contando com a participação dos alunos, mesmo de forma tímida (poucos alunos) devido ao final do ano letivo, mas, acreditamos que vá melhorar com o retorno às aulas. No entanto, o projeto não vai parar...os alunos foram convidados para ir até a UFPA dar continuidade as atividades um dia na semana ou mesmo aos sábados!

As atividades estão sendo focadas em primeiro plano para as dificuldades e lacunas que os alunos possuem, com a matemática básica e propriedades operatórias...o que está sendo observado pelos coordenadores, contando com o meu apoio enquanto (prof. de matemática e supervisor do projeto).  

Estamos aplicando técnicas de estudo dirigido e metodologias envolvendo diagnósticos voltados à aprendizagem da matemática na primeira parte do curso, para resgatar conceitos e manipulações de conteúdos. Os alunos estão gostando do projeto, e do interesse dos professores e estagiários da UFPA em saber como está sendando para eles esta nova abordagem. 

Já interagimos com o software livre maxima, realizando alguns cálculos e operações da matemática solicitando que os alunos o façam no computador mas, busquem a justificativa dos resultados fazendo os cálculos normalmente sem o uso da máquina! Neste caso, o curso se destina a buscar justificativas para o que se faz de forma mecânica e auxiliar os alunos através da técnica de redescoberta que envolve processos meta-cognitivos "ato de aprender a aprender". 

A idéia é que o aluno possa ter autonomia na resolução de  problemas de forma prática, e interaja com as ferramentas computacionais oportunizando  aprendizagem também através de programação. 

Aguardamos a presença de novos, venham participar!

Nota: São participantes do projeto pela UFPA (Professores: Danilo Alves, Felipe Neto e Silvio Filho, bem como os estagiários do Curso de Física: Paulo e Leonardo).

Texto: Prof. Luciano Melo. 

Nós e os Números...

A 1ª Máquina de Calcular...


"Foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz (1646-1716) o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos, em 1694. Seu invento nunca foi comercializado mas inovava ao apresentar um visor de posição, a multiplicação e a divisão em posição móvel e um sistema de tambores dentados com comprimentos crescentes deslizando cada um sobre seu eixo.

...

"Lembremos, de passagem, que Leibniz foi o inventor do sistema binário de numeração (numeração de base 2 onde se utilizam apenas os algarismos 0 e 1 para escrever todos os números). O que à época pareceu mera curiosidade sem nenhuma aplicação prática foi retomado 200 anos depois pelo lógico-matemático inglês George Boole, tornando-se mais tarde a base de numeração empregada pelos computadores."


"A partir da máquina idealizada por Leibniz, vários aperfeiçoamentos foram feitos por diversos inventores. Não se sentia ainda, porém, a necessidade real de utilização de tais máquinas, que eram ainda encaradas como curiosidades, não havendo realmente mercado para sua construção em larga escala."


Fonte: http://mnemosyne.blog-city.com/primeira_mquina_de_calcular.htm


MPB e MPP

PAUAPIXUNA: Interpretação Lucinha Bastos

Uma cantiga de amor se mechendo
Um tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei que de saudade doendo
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar

Uma leira, uma esteira, uma beira de rio
Um cavalo no pasto, uma égua no cio
Um principio de noite
Um caminho vazio
Uma leira, uma esteira
Uma beira de rio

E no silêncio uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nesta sofrida sofrência de amar

( REFRÃO )

E o vento espalhado na capoeira
A lua na cuia do bamburral
A vaca mugindo lá na porteira
E o macho fungando cá no curral
O tempo tem tempo de tempo ser
O tempo tem tempo de tempo dar
Ao tempo da noite que vai correr
O tempo do dia que vai chegar


Espaço da Ciência

Escorpião Fluorescente...

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.

Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.

O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI194990-17770,00-ESCORPIAO+BRILHA+NO+ESCURO+PARA+DETECTAR+LUAR.html