BREVE HISTÓRICO DE NOSSA ESCOLA...

O nome do Colégio vem do Dr. Pedro Amazonas de Souza Pedroso e foi criado pelo decreto nº 4683 de 05 de Fevereiro de 1965. O seu primeiro nome foi Ginásio Estadual Profª Anésia. O Colégio inicialmente pertencia a antiga FEP agora UEPA. O médico que deu nome ao colégio era paraense nascido de família humilde, ficando órfão ainda criança. O Dr. Pedroso foi médico honrado, serviu no exército, foi professor do Instituto Lauro Sodré e Diretor do Colégio Paes de Carvalho. O Dr. Pedroso também exerceu a função de gestor em uma policlínica na cidade de Belém. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 4500 alunos, funcionando em 3 turnos, temos em torno de 150 professores, 30 funcionários, 6 técnicos mais pessoal de apoio.
Nossa escola tem tradição e está entre as melhores da rede pública estadual quando se trata de aprovações nos vestibulares da capital.
A escola conta com 33 Salas de Aula, Cantina, Biblioteca, Sala de Informática, Laboratório Multidiciplinar, Auditório, Anfiteatro, 2 Quadras Esportivas e Vestiário, Estacionamento, Reprogafia além de toda a gente interessante que faz parte do Pedroso.
Venha conhecer!
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A TV E O CONSUMO

Você que adora descansar e assistir um bom programa na TV após um dia de trabalho, na volta da escola ou mesmo no ato de fazer nada...Esteja um pouco mais atento aos inúmeros comercias de compras que as propagandas inocentes oferecem ao seu cérebro! E mesmo sem querer você acaba comprando...Isto vale principalmente para as crianças e jovens que estão em plena fase do consumismo e são facilmente envolvidas pela mídia agressiva que vende de tudo para todos!
Aí vão algumas estatísticas: 
80% da decisão das compras das famílias brasileiras estão nas mãos das crianças;
50% das propagandas vistas pelas crianças são de alimentos;
72% dos produtos vendidos são de personagens famosos;
90% vão ao shopping pelo menos uma vez por mês;
61% das mães dizem que os filhos escolhem sucos e 82% dizem que eles escolhem biscoitos;
O tempo médio de visita no shopping com crianças é de 3,42 horas sem crianças é de 2,29 horas. 
Em geral crianças de 8 a 12 anos assistem 21 comerciais de alimentos por dia e adolescentes 17 comerciais...
E tudo isso prova que brasileiro gosta mesmo de televisão! O pequenos são campeões mundias de tela são em média 4 h. 51 min e 19s. na frente da tv! O que significa que muita informação nem sempre é sinal de conhecimento... Na Inglaterra por exemplo os pequenos conhecem de 300 a 400 marcas de produtos, no entanto, o conhecimento da quantidade de "aves" por exemplo é 20 vezes menor. 
É... A publicidade e a propaganda pegam pesado, com isso aumenta o consumo, os gastos, a obesidade e os danos ao meio ambiente. E isto é um simples caso de assistir mais ou menos televisão!
Fonte: Adaptação/Revista "Galileu" DEZ /2010.
     

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pedroso Vencedor...

A comunidade escolar do Pedroso está de parabéns mais uma vez! 
Fomos vencedores do Festival de Mídias Escolares promovido pelo NTE/SEDUC... A categoria em que vencemos foi a de "foto montagem" com a obra a Criação produzida pelos alunos! 
Fomos também vice-campeões na categoria vídeo...Um honroso 2º lugar! 
Os esforços do Professor Paulo Tavares idealizador do projeto denominado "Juízo de Gosto" foram compensados com esta premiação. Suas aulas de filosofia com caráter interativo e fazendo uso do espaço tecnológico da escola e das ferramentas computacionais aliados à criatividade dos alunos levaram à merecedora conquista dos 1º e 2º lugares no festival de mídias escolares 2010! 
Juntamente com alunos e professores, foi possível mostrar que as aulas vão muito além do conteúdo previsto no curriculum escolar e que cada um pode ser criativo da sua forma, basta que para isso participe e se integre aos projetos da escola. 
É com muita felicidade que recebemos estes prêmios...O trabalho foi bem coordenado e uma comissão julgadora(professores, técnicos e direção da escola participaram da seleção final da obra de foto montagem) . Escolhendo dentre as várias imagens reproduzidas pelos alunos a mais indicada para concorrer no festival de mídias...Eis aí o resultado: 
ÉÉÉÉÉÉ... Campeão!!!!!!!!
O 1º lugar (foto montagem está) no blog da escola o 2º lugar (vídeo) está  postado youtube, basta acessar o site e digitar na área de pesquisa o título juízo de gosto! 
Este é mais um incentivo para que os alunos e professores continuem participando das atividades relacionadas à informática educativa na escola!
Estamos todos de Parabéns! Agradecemos ao NTE Belém, a CTAE e a DITEC pelo apoio e à colaboração da multiplicadora Rosistela do NTE-WLBL que esteve na escola acompanhando nossos progressos! 
São ações como estas que engrandecem a educação pública do Pará  e a participação dos nossos alunos mais uma vez foi essencial nesta conquista!
Parabéns mais uma vez Pedroso!
Parabéns à escola Magalhães Barata pelo 1º lugar na categoria vídeo! Parabéns à todas escolas participantes.
Logo divulgaremos o nome do autor da foto montagem escolhida como vencedora no festival! 
Texto: Prof. Luciano Melo(S.I-Tarde)     

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

JORNAL DO PEDROSO

Aos alunos e Professores... 
Que participaram da Oficina de Jornalismo ministrada no Pedroso...
A professora Eliana Rocha Monteiro, solicita aos integrantes que queiram retomar as atividades do jornal, ou ainda, outros que queiram passar a integrar o projeto jornal da escola que a procurem para conversar. Há também outro canal de comunicação que é a sala de informática para manter contato sobre as matérias e contribuições para o jornal. 
A participação de todos é importante para manter as notícias da escola atualizadas e circulando...
Texto: Prof. Luciano Melo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Justiça Impede gabarito do ENEM!!!

Alunos do Pedroso, Atenção!
Cuidado com as notícias rápidas na internet... A justiça federal impediu a divulgação oficial do gabarito do ENEM 2010! No site oficial do MEC e do ENEM não há nada sobre o gabarito, portanto, não se desespere! Aguarde o lançamento oficial do gabarito. Leia a notícia: 

Está suspensa a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Justiça Federal no Ceará informou hoje que a proibição faz parte da liminar da juíza Karla de Almeida Miranda Maia que, na segunda-feira, suspendeu o Enem 2010. A argumentação da juiza é que as falhas nas provas violaram o princípio da isonomia entre os candidatos. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai apresentar recurso contra a sentença ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região e à própria juíza que tomou a decisão de barrar o Enem.

No primeiro dia de prova do Enem, no sábado (6), entre os erros os estudantes detectaram que o cabeçalho da folha para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas, o que inviabilizava a marcação precisa das respostas no espaço destinado na prova.

"A juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia considera importante que o gabarito não seja divulgado, porque poderá acarretar acirrados ânimos entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado exitoso", disse a Justiça Federal.

Além da suspensão da divulgação do gabarito, também estão impedidos, conforme a decisão judicial, o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno que tenha participado do Enem ou a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final.

"Não há essa quebra de isonomia como se pretende afirmar. Se mantida essa tese, chegaríamos ao absurdo de, havendo um aluno prejudicado, termos que realizar uma nova prova para 3.399.999 estudantes. É necessário preservar a possibilidade desse candidato ter uma prova aplicada validamente, mas não podemos achar que a existência de provas diferentes impede uma avaliação equivalente, sob pena de estarmos invalidando todo o sistema de avaliação no Brasil", debateu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

"Temos plena confiança que o tribunal para onde será encaminhado o novo recurso terá a sensibilidade de preservar a situação desses 3.298.000 estudantes que fizeram uma prova válida e têm direito a uma avaliação e a uma pontuação", completou o ministro-chefe da AGU, minimizando o risco de morosidade na decisão por parte do Poder Judiciário.

Contrário à possibilidade de realização de uma nova prova do Enem para todos os estudantes, o advogado-geral observou que a aplicação de uma nova prova representaria um "prejuízo claro" aos alunos que já fizeram a prova e se submeteram a meses de estudo e ao estresse de se submeterem às questões. "A decisão de refazer a prova representa um prejuízo claro aos 3 milhões de estudantes. Temos que pensar nesse universo de estudantes brasileiros que serão prejudicados com a eventual aplicação de uma nova prova global. Não é sustentável a tese de que há uma quebra de isonomia", disse.
Fonte: site terra.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Informes Sobre o ENEM 2010

Moçada do Pedroso...estejam atentos aos últimos informes do ENEM!
1. Sobre a Prova
O Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, em todas as unidades da Federação. As provas terão início às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília – DF.
Será observado o seguinte calendário de provas:
- no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
2. Horário das Provas
Nos dias de realização do exame os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília-DF, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.
O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início.
3. O que levar no dia das provas
O inscrito deve se dirigir ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição portando:
- documento de identificação original;
- Cartão de Confirmação da Inscrição enviado via postal pela Empresa Brasileira de Correios e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito;
- caneta esferográfica de tinta preta.
4. Quando será permitido deixar a sla com as provas?
 Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 06/11/2010, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 07/11/2010.
5. Quais serão as provas? 
As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:
- Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
- Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
6. O ENEM terá questões de língua estrangeira? 
Sim, inglês ou espanhol, idioma escolhido pelo candidato no momento da inscrição, como já era previsto na matriz de habilidades e conteúdos associados do Enem 2009.
Atenção! Todos os modelos de prova do Enem trarão tanto questões de inglês quanto de espanhol, na mesma numeração, mas com gabaritos distintos. O estudante deve necessariamente responder as questões do idioma escolhido no ato de inscrição. 
7. Como é corrigida a redação?

A redação é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média das notas atribuídas pelos dois. Caso haja discrepância de cinco pontos ou mais entre as duas notas, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor, sem que este conheça as notas dos demais. A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores.
A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desconsiderada. A Folha de Redação sem texto escrito e redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco. A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.
8. quando serão publicados os gabaritos?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o segundo dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
9. Para que servem os resultados do ENEM? 
Em linhas gerais, os resultados do Enem possibilitam:
- a constituição de parâmetros para auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho;
- a certificação pelas Secretarias Estaduais de Educação e por Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no nível de conclusão do ensino médio, de acordo com a legislação vigente;
- a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;
- o estabelecimento de critérios de participação e acesso do examinando a programas governamentais;
- a sua utilização como mecanismo único, alternativo ou complementar aos exames de acesso à educação superior ou processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
- o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
10. Como utilizar o ENEM para o ingresso na universidade? 
Os resultados do Enem 2010 podem ser utilizados para seleção total ou parcial de vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas, estaduais, federais ou privadas.
O Inep encaminhará os dados e resultados dos candidatos do Enem 2010 à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) para utilização pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) e das Instituições de Ensino Superior que aderirem ao SiSU.
As Instituições de Ensino Superior que não aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pretenderem utilizar os resultados individuais dos candidatos inscritos em seus respectivos processos seletivos deverão oferecer vagas de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em edital próprio e encaminhar ao Inep, formalmente, a sua solicitação para uso das notas do Enem 2010 até o dia 15 de dezembro de 2010. O Inep fornecerá às instituições demandantes sistema específico de acesso aos resultados individuais do Enem 2010.
A inscrição do candidato no SiSU ou em processo seletivo de Instituição de Ensino Superior pública ou privada que tenha solicitado ao Inep, formalmente, os resultados do Enem, caracterizará o formal consentimento do candidato para a utilização das informações e notas do Enem 2010.
Sucesso a todos!
Prof. Luciano Melo
Mais informações site do Mec!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Proteja o Mundo...

Conheça a AVAAZ.ORG!
Esta é uma organização internacional que funciona com o apoio da internet em benefício da humanidade em todas as suas formas!
A organização tem como slogam "O Mundo em Ação"...Se você ainda não conhece, lembre do projeto ficha limpa que passou no congresso nacional devido ao apoio dos internautas brasileiros! Assim como o ficha limpa a AVAAZ atua em todas as partes do mundo, contando com a colaboração dos internautas para fazer valer projetos que protejam a natureza e o clima em especial!
A missão da AVAAZ é simples e democrática: acabar com a lacuna entre o mundo em que vivemos e o que todos queremos. Os desafios são grandes -- mas juntos, pouco a pouco, nós estamos mudando o mundo.
Visite o site da AVAAZ e participe desta comunidade que está revolucionando o mundo!
Acesse o site: http://www.avaaz.org/ ou diretamente o link abaixo, você só tem a ganhar o mundo também!
http://www.avaaz.org/po/report_back_2  
Texto: Prof. Luciano Melo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

UM FELIZ E ABENÇOADO CÍRIO A TODOS OS PARAENSES...

A comunidade escolar do Pedroso deseja a todos um Círio repleto de Paz, Oração e Fé.
Que durante esta semana em especial o povo paraense seja como sempre abençoado e possa cada vez mais progredir em busca de harmonia e paz. Neste período em que procissões se reúnem aos milhares  para um congraçamento religioso, é possível perceber no olhar e nos gestos de cada  promesseiro  ou participante inúmeras demonstrações  de graças alcançadas que transformam cada passagem do círio em momentos especiais tornando-os sagrados e cheios de significados e emoções. 
Neste segundo domingo de outubro em Belém do Pará, milhares de pessoas estarão mais uma vez reunidas renovando o carinho pela senhora mãe cuidadora dos lares paraenses. A mãe que ouve, que guarda, que cura, que conforta, que ampara e que abraça cada um como seu fosse seu filho. A todos que participam  deste ato de fé, fica sempre mais uma mensagem de felicidade por poder participar novamente desta grande festividade. Aproveite da  melhor forma este momento de agradecimento à Padroeira dos paraenses por tudo de bom que fizemos por merecer e a DEUS razão maior de nossa existência.

Texto: Prof. Luciano Melo     

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto 10^100

Projeto 10^100
Por que este projeto?
Nunca tantas pessoas tiveram tantas informações, tantas ferramentas disponíveis e tantas maneiras de dar vida a suas ótimas idéias. Mas, ao mesmo tempo, existem tantas pessoas com os mais diversificados estilos de vida que poderiam fazer uso de ajuda, em pequenas ou grandes coisas.

Em meio a este cenário, novos estudos reforçam a simples noção de que, além de um certo nível básico de riqueza material, o único fator que contribui para o aumento da felicidade individual ao longo do tempo é oferecer ajuda a outras pessoas.Ou seja, a ajuda atende a todos os envolvidos, tanto quem ajuda como quem é ajudado.
Então nos perguntamos: o que poderia ajudar? E ajudar o maior número de pessoas possível?

No Google, não acreditamos que nós tenhamos as respostas. Para nós, as respostas estão pelo mundo. Talvez em um laboratório, em uma empresa ou em uma universidade. Talvez não.
Quem sabe a resposta que pode ajudar alguém está na sua cabeça, em algo que você observou, em algum devaneio de sua mente, em alguma pequena relação que você notou ou em algo muito antigo que você viu de uma nova perspectiva.

Escolhemos 16 ideias principais entre as 154.000 enviadas. O período de votação do público foi encerrado.

Temos o prazer de anunciar os vencedores do Projeto 10100 do Google.
Milhares de pessoas de mais de 170 países enviaram mais de 150.000 ideias. Desse grupo, selecionamos 16 ideias para o público votar.

As cinco ideias a seguir receberam mais votos e são as vencedoras do Projeto 10100. Durante os últimos 12 meses, analisamos propostas concretas para implementar essas ideias. Temos o prazer de doar um total de US$ 10 milhões para cinco inspiradoras organizações buscarem soluções para cada um desses desafios globais:

Todas as ideias são muito amplas, ambiciosas e uma missão de muitos anos. Estamos animados com o potencial dos projetos propostos por essas organizações inovadoras. Esperamos que você acompanhe os progressos nos sites das organizações.
Agradecemos a todos que apoiaram o Projeto 10100 enviando ideias ou votando nelas. A sua participação contribuiu para concretizar essas ideias.

Projetos VENCEDORES!
Ideia: disponibilizar materiais educativos gratuitamente na internet.
Projeto financiado: a Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos que oferece educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar, por meio de uma biblioteca on-line com mais de 1.600 vídeos educativos. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para apoiar a criação de mais cursos e possibilitar que a Khan Academy traduza sua biblioteca principal para os idiomas mais falados do mundo.

Ideia: desenvolver o ensino de ciências e engenharia.
Projeto financiado: a FIRST é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação em ciências e matemática pelo mundo todo por meio de competições de equipes. Sua missão é incentivar jovens a serem líderes nas áreas de ciência e tecnologia oferecendo a eles a experiência real de trabalharem com engenheiros e cientistas profissionais. Estamos oferecendo US$ 3 milhões para desenvolver novos programas de arrecadação de fundos para equipes de estudantes de robótica e incentivar novos estudantes a participarem da FIRST.

Ideia: por um governo mais transparente.
Projeto financiado: a Public.Resource.Org é uma organização não governamental que visa disponibilizar o acesso on-line à documentos governamentais públicos nos Estados Unidos. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para a Public.Resource.Org para ajudar a disponibilizar materiais jurídicos dos Estados Unidos na internet e torná-los acessíveis a todos.

Ideia: promover a inovação no transporte público.
Projeto financiado: o Shweeb é um conceito de transporte pessoal urbano, para curta a média distância, utilizando veículos movidos pelo esforço humano em um monotrilho. Estamos oferecendo US$ 1 milhão para financiar a pesquisa e o desenvolvimento dos testes da tecnologia do Shweeb em um contexto urbano.

Ideia: oferecer um ensino de qualidade para os estudantes da África.
Projeto financiado: o African Institute for Mathematical Sciences (AIMS) é um centro de educação e pesquisa em matemática e ciências na Cidade do Cabo, África do Sul. O foco principal do AIMS é um programa preparatório de um ano para recém-graduados que ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos antes do Mestrado ou Doutorado. Estamos oferecendo US$ 2 milhões para financiar a inauguração de novos centros da AIMS para promover o estudo de ciência e matemática de nível superior na África.

Texto:www.google.com.br (Página Principal)/27.09.2010

Projeto 10^100

domingo, 19 de setembro de 2010

1 º ENCONTRO PARAENSE DAS SALAS DE INFORMÁTICA

Aconteceu no Hangar, centro de convenções nos dias 16 e 17 de Setembro de 2010, o  1º Encontro  de  Professores das Salas de Informática do Estado do Pará. O Encontro foi um imuito iessencial  no avanço das políticas educacionais voltadas às mídias tecnológicas e computacionais para valorizar e referenciar os profissionais que realizam trabalhos neste ambientes priorizando a qualidade do Ensino no Estado do Pará. 
Vários assuntos foram discutidos no evento (por professores de vários municípios)  que contou com palestras, comunicações, relatos de experiências, apresentações de trabalhos e vivências na área educacional retratando o cotidiano das escolas paraenses nas mais diversas realidades.

A tecnologia total já é realidade no Pará! No Município de São João da Ponta todas as escolas, professores e alunos receberam o netbook do PROJETO UCA (um computador por aluno) do governo federal! Lá todos estão conectados à internet e,  agora, podem desfrutar de tecnologia  diretamente na sala de aula para enriquecer seus conhecimento e melhorar a qualidade da educação e se comunicar com o mundo.




No encontro, houve espaço para diálogo entre as coordenação geral de tecnologia e técnicos da SEDUC e contou também com a presençado Secretário de Educação, um dos grandes incentivadores do uso do computador como ferramenta educacional e blogueiro de cateirinha que tem se empenhado bastante em melhorar a qualidade dos ambientes tecnológicos que envolvem infomática educativa. em nossas escolas.   Muitos avanços ocorreram nesta área, mas ainda precisamos de muito mais trabalho para que a maioria de nossas escola possa ter acesso às salas de informática e possam estar conectadas com o mundo através da internet!
Uma das maiores preocupações no evento foi definir o papel do professor lotado nas salas de informática e suas atribuições a nível de documentos institucionalizados por lei a nível estadual, para regularizar o funcionamento e manter as salas de informática com identidade e segurança . Desta forma, sepseramos que a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos não seja ameaçada por surpresas administrativas, que prejudicam não só os professores mas todos a educação do Estado.



As diretrizes já indicadas por documentos pelo programa nacional PROINFO e pela SEDUC, foram rediscutidas avaliadas, e vão ser reescritas com base na realidade apresentada no encontro. Grupos de trabalho estão sendo formados para dar continuidade à formatação de um documento que rege as ações, atribuições, possibilidades e potencialidades da informática educativa na vida dos professores, alunos e suas contribuições socias ao povo paraense. Esperamos que este tencontro tenha sido apenas o começo de muitos outros eventos, que priorizem os avanços tecnológicos e busquem sempre melhorias e qualidade  na educação do Pará.
O Evento foi promovido pela SEDUC/DITEC/CTAE e NTE'S e contou com a participação de mais de 400 pessoas. A escola Pedro Amazonas Perdroso se fez  representada pelo autor desta postagem. 
Texto: Prof. Luciano Melo. (Professor S.I - Pedroso-Tarde) 
   


 

 

Nós e os Números...

A 1ª Máquina de Calcular...


"Foi o matemático e filósofo alemão Gottfried Leibniz (1646-1716) o primeiro a construir uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos, em 1694. Seu invento nunca foi comercializado mas inovava ao apresentar um visor de posição, a multiplicação e a divisão em posição móvel e um sistema de tambores dentados com comprimentos crescentes deslizando cada um sobre seu eixo.

...

"Lembremos, de passagem, que Leibniz foi o inventor do sistema binário de numeração (numeração de base 2 onde se utilizam apenas os algarismos 0 e 1 para escrever todos os números). O que à época pareceu mera curiosidade sem nenhuma aplicação prática foi retomado 200 anos depois pelo lógico-matemático inglês George Boole, tornando-se mais tarde a base de numeração empregada pelos computadores."


"A partir da máquina idealizada por Leibniz, vários aperfeiçoamentos foram feitos por diversos inventores. Não se sentia ainda, porém, a necessidade real de utilização de tais máquinas, que eram ainda encaradas como curiosidades, não havendo realmente mercado para sua construção em larga escala."


Fonte: http://mnemosyne.blog-city.com/primeira_mquina_de_calcular.htm


MPB e MPP

PAUAPIXUNA: Interpretação Lucinha Bastos

Uma cantiga de amor se mechendo
Um tapuia no porto a cantar
Um pedacinho de lua nascendo
Uma cachaça de papo pro ar
Um não sei que de saudade doendo
Uma saudade sem tempo ou lugar
Uma saudade querendo, querendo
Querendo ir e querendo ficar

Uma leira, uma esteira, uma beira de rio
Um cavalo no pasto, uma égua no cio
Um principio de noite
Um caminho vazio
Uma leira, uma esteira
Uma beira de rio

E no silêncio uma folha caída
Uma batida de remo a passar
Um candeeiro de manga comprida
Um cheiro bom de peixada no ar
Uma pimenta no prato espremida
Outra lambada depois do jantar
Uma viola de corda curtida
Nesta sofrida sofrência de amar

( REFRÃO )

E o vento espalhado na capoeira
A lua na cuia do bamburral
A vaca mugindo lá na porteira
E o macho fungando cá no curral
O tempo tem tempo de tempo ser
O tempo tem tempo de tempo dar
Ao tempo da noite que vai correr
O tempo do dia que vai chegar


Espaço da Ciência

Escorpião Fluorescente...

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança.

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.

Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.

O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los.

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI194990-17770,00-ESCORPIAO+BRILHA+NO+ESCURO+PARA+DETECTAR+LUAR.html